Psicomotricidade

 
 
 

Psicomotricidade

 

 
 

PSICOMOTRICIDADE EM ODIVELAS

 
A Psicomotricidade é uma área do conhecimento que estuda o ser humano através do corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. Em suma, a psicomotricidade integra as funções cognitivas, psicolinguísticas, socio-emocionais, simbólicas e motoras, com o intuito de promover o gesto.

A Terapia Psicomotora, no Espaço Pessoa em Odivelas, é indicada para os seguintes âmbitos: motricidade global e fina, planificação, sequencialização e execução do gesto; perceção auditiva, visual e tátil-cinestésica; tónus; orientação espacial e temporal; lateralidade; aquisição da escrita e comunicação verbal e não-verbal.
 
 
 

INTERVENÇÕES DA TERAPIA PSICOMOTORA

 
Preventiva – estimulação e promoção do desenvolvimento;

Educativa – estimulação do desenvolvimento psicomotor e do potencial de aprendizagem;

Terapêutica – intervenção nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou do comportamento;

Acessibilidade e Autonomia Pessoal e Social – Implementação de programas de competências cognitivas.
 
 
 
 
 

OBJECTIVOS DA PSICOMOTRICIDADE

 
O Espaço Pessoa tem como objetivo melhorar as competências psicomotoras, como a noção do corpo, a tonicidade, o equilíbrio estático e dinâmico, a estruturação espacio-temporal e a motricidade global, promovendo:

  • A expressão dos afetos e emoções;
  • A perceção e a consciencialização corporal;
  • As competências sociais;
  • A autorregulação do comportamento;
  • A adaptação aos contextos relacionais de forma segura e confiante.
 
 
 

TERAPIA OCUPACIONAL

 
A Terapia Ocupacional é uma de forma de promover a saúde e o bem-estar. No Espaço Pessoa, em Odivelas, promovemos a capacidade dos indivíduos, grupos, organizações e da própria comunidade, de escolher, organizar e desempenhar ocupações que estes considerem significativas de forma satisfatória.

Desta forma, a Terapia Ocupacional intervém de forma a desenvolver competências, recuperar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, com técnicas e procedimentos específicos de apoio.

Visite o Espaço Pessoa em Odivelas!